RECEBA MENSALMENTE:

O Clube Ipê amarelo oferece cultura literária onde você estiver!
O assinante recebe mensalmente em sua casa obras de autores renomados no Brasil e no exterior.
A cada estação do ano, novas experiências… Experimente!

O que pensam
sobre o Clube?

Rubem Alves fala sobre o Inverno

É, o inverno estava chegando. Deveria nevar. Viriam então a tristeza, as árvores peladas, a vida recolhida para funduras mais quentes, os pássaros já ausentes, fugidos para outro clima, e aquele longo sono da natureza, bonito quando cai a primeira nevada, triste com o passar do tempo… (…)

E foi então que me espantei ao ver um arbusto estranho. Se fosse um ser humano certamente o internariam num hospício pois lhe faltava o senso da realidade, não sabia reconhecer os sinais do tempo.

Lá estava ele, ignorando tudo, cheio de botões, alguns deles já abrindo, como se a primavera estivesse chegando.

Não resisti e, me aproveitando de que não houvesse ninguém por perto, comecei a conversar com ele, e lhe perguntei se não percebia que o inverno estava chegando, que os seus botões seriam queimados pela neve naquela mesma tarde.

Argumentei sobre a inutilidade daquilo tudo, um gesto tão fraco que não faria diferença alguma. Dentro em breve tudo estaria morto… E ele me falou, naquela linguagem que só as plantas entendem, que o inverno de fora não lhe importava, o seu era um ritmo diferente, o ritmo das estações que havia dentro.

Se era inverno do lado de fora, era primavera lá do lado de dentro dele, e seus botões de flor eram um testemunho da teimosia da vida que se compraz mesmo em fazer o gesto inútil. As razões para isso? Puro prazer.

Para o inverno, sejamos a ousadia

JUNHO

JULHO

Por que
Ipê Amarelo?

Rubem Alves fala
sobre Literatura

Resenha do
Livro do Mês

Responsabilidade Social

A cada 10 assinantes, um livro infantil de Rubem Alves será doado para instituições de ensino (formal e não formal) carentes.